Prefeito de Pedra Branca alerta para insuficiência de leitos de UTI na região
O médico e prefeito de Pedra Branca, Alan Bastos, está preocupado com a insuficiência de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na região no momento em que o país enfrenta uma pandemia. Segundo ele, o único hospital do Vale que tem terapia intensiva é o regional de Piancó, mas são apenas oito intensivos.
De acordo com Alan, esse número de leitos de UTI está bem abaixo do recomentado pela Organização Mundia de Saúde para uma população regional de 150 mil habitantes, que é hoje o quantitativo de habitantes do Vale. "Esses oito leitos representam apenas 0,4 leitos de UTI para cada dez mil habitantes, quando a necessidade é de 3 leitos por cada dez mil, ou seja, estamos muito abaixo do recomendado, mas a gente espera que o governo possa ampliar esses leitos de UTI ou leitos semi-intensivos com respiradores para que os profissionais de saúde possam receber a demanda de coronavírus", comentou o prefeito.
A preocupação maior do gestor municipal é que, caso o coronavírus chegue à região, haverá uma maior demanda nos hospitais do Vale, mas a falta de suporte técnico para enfrentamento da pandeia pode levar a muitas dificuldades na luta para salvar vidas. "Todos os hospitais, profissionais, coordenadores foram capacitados e munidos de equipamentos de proteção individual para o enfrentamento da doença, mas a desvantagem nossa é que nós temos esse déficit de leitos de UTI", argumentou.
Alan Bastos, que também preside a Amvap (Associação dos Municípios do Vale do Piancó) encaminhou ofício ao secretário estadual de saúde, Geraldo Medeiros, no final do mês pasado, mostrando essa preocupação e pedindo a amplição dos leitos intensisvos e semi-intensivos nos hospitais do Vale.
Fonte Folha do Vali Online